E esse nome, hein?!

“Chutar a escada” é uma expressão criada pelo economista alemão Friedrich List, um dos autores clássicos da chamada escola nacionalista de Economia Política.

Em meados do século XIX, List argumentava que as nações industrializadas tinham chegado a tal estágio de desenvolvimento econômico por meio de proteção tarifária a suas indústrias nascentes e restrições ao livre comércio e livre navegação. O fato de que agora essas nações defendiam a ideologia do livre comércio e da livre navegação dos mares nada mais seria do que tirar a escada do desenvolvimento econômico do alcance das economias mais frágeis, que não teriam capacidade de sustentar a livre concorrência contra as nações industrializadas.

A expressão foi ressuscitada pelo economista sul-coreano Ha-Joon Chang, em seu livro de 2002 “Chutando a Escada: Estratégias de Desenvolvimento em Perspectiva Histórica”. Mais de um século e meio depois de List, Chang aponta para as mesmas hipocrisias da ideologia liberal contemporânea: a maioria das nações ricas e industrializadas utilizou estratégias protecionistas para alcançar esse estágio de desenvolvimento, e hoje tenta impedir que outros países façam o mesmo.

Esse podcast presta homenagem a expressão em um sentido bem mais amplo: chutar pra longe a hipocrisia e as ideias pré-concebidas sobre desenvolvimento econômico e política internacional que infestam o senso comum.

8 comments on “E esse nome, hein?!
  1. DOUGLAS ALEXANDRE DE ALMEIDA disse:

    BOM DIA AMIGOS,
    SOU PROFESSOR DE HISTÓRIA EM RIBEIRÃO DAS NEVES MG. ESCUTO SEMPRE O PROGRAMA, SOU UM GRANDE FÃ DO TRABALHO DESENVOLVIDA. ESCUTO O PROGRAMA DURANTE O TRAJETO PARA O TRABALHO. PORÉM TENHO UMA QUESTÃO PORQUE ALGUNS EPISÓDIOS NÃO TEM A OPÇÃO DE BAIXAR O ARQUIVO.?
    PARABÉNS E VIDA LONGA…

    1. Geraldo Zahran disse:

      Oi Douglas, que bom que você está gostando do projeto! Obrigado pela mensagem.

      Todos os episódios deveriam estar disponíveis para download. Se não estão, é porque erramos alguma coisa.

      Acabei de corrigir um probleminha no ep. 106, já está disponível pra download. Se tiver problema com algum outro é só avisar.

      Mas olha, você deve estar ouvindo pelo SoundCloud, não? Existem vários apps de podcasts, normalmente chamamos de agregadores, que já fazem esse serviço de baixar automaticamente pra você. É só baixar o aplicativo, cadastrar o Chutando a Escada e outros podcasts que você ouça, e escolher a opção de atualização e download automático.

      Na loja de aplicativos do seu celular devem ter várias opções. Se estiver no Android, esse link aqui tem uma lista de opções: http://subscribeonandroid.com/feeds.soundcloud.com/users/soundcloud:users:182097352/sounds.rss

      Esperamos ter ajudado!

      1. Valderi Martins de Oliveira disse:

        O podcast de 20 de março – De volta para o futuro, a relação Brasil-EUA não tem opção de baixar

        1. Geraldo Zahran disse:

          Já está liberado, perdão pelo vacilo!

  2. Joana Morais disse:

    EI gente, tudo bom? Gostei mt do ep com a Juliana Radler! Vocês tem alguma forma de contato com ela?

    Obrigada e parabéns pelo Podcast,

    Joana Morais

    1. Geraldo Zahran disse:

      Oi Joana, a @ da Ju no Twitter é:

      Juliana Radler – twitter.com/Radler_Ju

      Você pode sempre olhar as descrições dos episódios no seu app ou no site, as informações estão sempre lá:
      https://chutandoaescada.com.br/2020/05/05/chute-160-manaus/

  3. Juan Liste disse:

    Sempre gostei do termo mas nunca soube a origem (ou uma das origens)…
    Também tive grandes dificuldades de achar informações de Friedrich List…uma das explicações eu encontrei e foi reforçada aqui: seu entendimento e seu posicionamento a respeito da falsidade.
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *