O acirramento das contradições no Império, com Leo Panitch (In Memoriam)

Leo Panitch, Professor Emérito da York University (Canadá) e co-autor (com Sam Gindin) do livro “The Making of Global Capitalism. The Political Economy of American Empire”, nos deixou em dezembro de 2020. Panitch concentrou sua pesquisa acadêmica e escritos na discussão crítica do capitalismo global, do império estadunidense e da globalização. Panitch foi autor de mais de 100 artigos acadêmicos e nove livros. É inegável que Panitch inspirou muitos estudiosos marxistas no Brasil e no mundo.

Em sua última entrevista, Panitch conversou com a Rede Relações Internacionais e Marxismo (RIMA), em parceria com o Chutando a Escada Podcast e a PUC-Rio, sobre o acirramento das contradições no império, as eleições nos EUA e seus impactos para o capitalismo global.

Na entrevista, Panitch passou por várias questões: Como compreender os processos sociais mais amplos e profundos em curso na sociedade americana? Quais serão os desafios para a sustentação do ‘império informal’ estadunidense diante do resultado eleitoral? Como compreender seus impactos na atual disputa hegemônica com a China? Quais serão seus efeitos para a extrema-direita mundial e para o Brasil sob Bolsonaro em particular?

A conversa, conduzida por Ana Garcia (IRI/PUC-Rio), Débora Gaspar (RI/UFRRJ) e Filipe Mendonça (IERI/UFU), está dividida em quatro vídeos independentes, com áudio em inglês e legendas em português. Confira abaixo:

Vídeo 1 – Polarização e crise social nos Estados Unidos, com Leo Panitch 

Neste vídeo, o professor Leo Panitch discute a crise política, econômica e social nos Estados Unidos. Panitch aborda a ascensão de grupos de extrema direita (de natureza neofascista) de um lado, e de forças progressistas, expressas na campanha de Sanders e no movimento Black Lives Matter (BLM), de outro. Como avaliar os resultados eleitorais em termos dos processos sociais mais profundos presentes na sociedade estadunidense? O que isso significa para o ambiente político-partidário americano no longo prazo? Como enquadrar a ‘decadência social doméstica americana’ e as ansiedades populares aos resultados eleitorais de 2020?

Vídeo 2 – A relevância do conceito de império informal na atualidade, com Leo Panitch

Neste vídeo, o professor Leo Panitch comenta sobre a atualidade do conceito de ‘império informal” para entender a política estadunidense. O conceito, desenvolvido em coautoria com Sam Gindin, é extremamente útil na compreensão tanto dos aspectos internos quanto externos da construção do capitalismo globalizado liderado pelos EUA.

Vídeo 3 – O papel do cosmopolitismo e do nacionalismo nos Estados Unidos, com Leo Panitch

Neste vídeo, o professor Leo Panitch comenta sobre o papel do cosmopolitismo e do nacionalismo dentro dos Estados Unidos. Em muitas de suas obras, Panitch sustenta que o cosmopolitismo (exemplificado pelos democratas como Bill Clinton, Hillary Clinton, Barack Obama e agora Joe Biden) era necessário para sustentar o império informal dos Estados Unidos. Por outro lado, esta corrida presidencial nos mostrou que o trumpismo, com suas estratégias neofascistas, é uma força social robusta (e talvez permanente) dentro da sociedade americana. Diante disso, Panitch comenta sobre o papel e os impactos do trumpismo para o império informal dos EUA.

Vídeo 4 – A rivalidade entre Estados Unidos e China, com Leo Panitch

Neste vídeo, o professor Leo Panitch comenta uma das principais preocupações da política externa dos Estados Unidos, principalmente a partir do século 21: a China. Como vão se desenvolver as relações EUA-China no próximo período, em um contexto em que a China tem recuperado e ocupado posições cada vez mais importantes de governança global? Para as forças sociais de esquerda nos EUA, como lutar por melhores condições de emprego e por justiça ambiental, sem colocar a China como uma ameaça e, assim, correr o risco de estar ao lado dos Trumpistas? Existe uma abordagem não nacionalista ou solução não-xenófoba para lidar com a China por parte das classes trabalhadoras americanas?

A entrevista, gravada no dia 06 de novembro de 2020, está disponível na íntegra em https://youtu.be/OXuWbUnSuOQ .

A playlist completa você encontra em https://www.youtube.com/playlist?list=PLvNMGeBp9KpuON7I8wEc5gfPWVKZc56LU

Compartilhe.

Ana Garcia,
Débora Gaspar,
Filipe Mendonça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *