A inserção da agenda sobre feminismos, gênero e sexualidade no campo de estudo de Relações Internacionais vem ganhando espaço no Brasil. Na última década temos identificado contribuições importantes que buscam também analisar a temática de gênero e sexualidade a partir dos olhares do Sul global, com especial atenção à nossa realidade brasileira e latino-americana. Destaca-se, com isso, os valores acadêmico, ético e político das reflexões sobre a experiência dos corpos generificados a partir dos marcadores de diferença, que se tornam contribuições inescapáveis para compreensão das dinâmicas políticas nacionais e internacionais.

Frente a esse quadro, o livro organizado pelas professoras Débora Prado (PPGRI-UFU), Carolina Pavese (ESPM) e Lara Selis (PPGRI-UFU) reúne entrevistas que, juntas, ajudam a compreender este emaranhado de perspectivas, atores e agendas que compõem as experiências das mulheres e populações LGBTQI+ ao redor do globo.

Segundo as autoras, “No todo, vislumbra-se um manual cuja natureza apresenta-se irônica por essência, já que ele não dispõe normas ou procedimentos totalizantes, mas contesta-os. O título da obra segue então as lições de Oswald de Andrade, para quem a ironia e a paródia são traços de estilo para deglutição antropofágica das heranças hegemônicas. Portanto, contra as ideologias patriarcais que nos querem comedidas, trazemos aqui vozes contestatórias, cuja enunciação recatada ganha um novo sentido, agora voltado para denúncia pública das opressões, violências e silenciamentos impostos sobre os corpos femininos ou feminilizados”.

O livro é também produto de reflexões do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (GENERI-UFU) e do quadro “Elas Chutando a Escada” do Podcast Chutando a Escada. Desse processo, nasce o livro que conta, ainda, com apoio do projeto “Promoção da Educação em Culturas Populares em parceria com a Universidade” desenvolvido no âmbito da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) coordenado pela Profa Dra. Jorgetânia da Silva Ferreira (INHIS – UFU).

Lançamento remoto:

09/05/2022, às 19h, no canal do Chutando a Escada no Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *