Neste episódio Thiago Lima (UFPB) fala sobre os campos de concentração para vítimas da fome no Brasil e explora a luta pela memorialização desses campos e a invisibilidade das vítimas das grandes secas no Nordeste do país. Além disso, Thiago também traz informações sobre as mudanças no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e revela os resultados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar. Aperte o play!

Para apoiar o Chutando a Escada, acesse chutandoaescada.com.br/apoio

Comentários, críticas, sugestões, indicações ou dúvidas existenciais, escreva pra gente em [email protected]

Participaram desse podcast:

Filipe Mendonça – twitter.com/filipeamendonca
Geraldo Zahran – twitter.com/gnz20
Thiago Lima – twitter.com/Lima_T

Citados no episódio:

Trilha sonora:
O mestre-sala dos Mares – Elis Regina
Capataz – Tonhão e Rodrigo Lima

Capa do episódio:

4 comments on “Fome no Brasil, ontem e hoje
  1. Aline Lima disse:

    Olá professores, tudo bem? Contente de ouvir o episódio e a divulgação da História dos Campos de Concentração. Queria comentar que a foto que vocês usaram é do Caldeirão comunidade do Cariri, uma outra história. Existem fotos de referência na Biblioteca Nacional que são bem representativas, se quiserem envio o link. Existem documentos do DNOCS que continha informações sobre o tema. As obras de construção de açudes na sua maioria recebia uma leva grande dessas pessoas e os conflitos eram constantes. Hoje o Sítio do Patu está em processo de “revitalização” que é bastante questionável, este último fim de semana deu aula em um projeto que busca trabalhar questões de patrimônio cultural para professores da rede pública. Sobre as estratégias da fome, temos trabalhos sobre os saques em movimento de seca, o papel das mulheres nesses movimentos na UFC, meu mestrado, por exemplo, foi sobre a relação entre engenheiros do Ifocs/Dnocs e a relação com retirantes entre 1912 e 1917 . Enfim, muito feliz mesmo de ver esse tema com visibilidade.

    1. Geraldo Zahran disse:

      Obrigado pelo comentário, Aline. E desculpe pela falha na foto, vamos ficar mais ligados na próxima.

      Parabéns pela sua pesquisa e pela atuação no tema!

      Um grande abraço!

  2. Rogerio Grassetto Teixeira da Cunha disse:

    Achei muito bacana o episódio, já comentei com diversas pessoas. Sabia da existência dos campos, mas não em tantos detalhes, todos muito tristes. O número de mortos pela seca impressiona demais, ainda mais pelo tamanho da população na época.
    Mas queria dizer que fiquei incomodado com o uso frequente do termo comemoração pelo entrevistado. Entendo que muitos países e locais tem eventos de memória de problemas, e embora a palavra comemorar tenha uma origem que pode significar isto, de trazer à memória, normalmente é associada com festejos. Acho que rememorar ou algo nesta linha ficaria menos impactante.

    1. Geraldo Zahran disse:

      Obrigado pelo comentário, Rogerio. Eu não me lembro do uso tão frequente de “comemoração”, mas vamos passar a sugestão para o Thiago.

      Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *