Episode Archives

Milton Santos, intérprete do Brasil

Nessa semana chamamos o Rildo Borges Duarte (IF Sul de Minas) para nos dar um panorama geral sobre a história e o legado de um dos maiores intelectuais brasileiros: Milton Santos. O Rildo nos conta sobre a trajetória intelectual e política do autor, seu compromisso com a construção de uma geografia alinhada a um ideal emancipatório e a contemporaneidade da sua obra.

Read More

As sanções econômicas contra a Rússia funcionam?

A guerra da Ucrânia trouxe à tona o debate sobre o papel das sanções econômicas nos conflitos internacionais. Para aprofundar mais essa discussão, convidamos o Fabio Andrade (ESPM), que trouxe um panorama histórico e teórico sobre as sanções fundamental para entender esse recurso da economia política internacional.

Read More

Convite: “Manual da Internacionalista Recatada”

A inserção da agenda sobre feminismos, gênero e sexualidade no campo de estudo de Relações Internacionais vem ganhando espaço no Brasil. Na última década temos identificado contribuições importantes que buscam também analisar a temática de gênero e sexualidade a partir dos olhares do Sul global, com especial atenção à nossa realidade brasileira e latino-americana. Destaca-se,…

Read More

Eleições na França e crise democrática

Neste episodio, Carol Pavese (sim, ela!) foi a nossa entrevistada e discutiu processo político na França, a queda de partidos tradicionais, a ascensão da extrema-direita e as implicações da vitória de Macron para a política internacional. Carol levantou reflexões importantes para pensarmos a crise da democracia no mundo e traçou paralelos com o Brasil. Aperte o play, escute o episódio (e fora Bolsonaro!).

Read More

Inclusão econômica das mulheres

Convidamos Natália Mazoni, do Banco Mundial, para conversar sobre a desigualdade na participação das mulheres na economia. Discutimos as atividades do BM nesta agenda e os resultados do Relatório Women, Business and the Law de 2022. Esta foi a oitava edição do estudo, analisando barreiras legais à participação econômica das mulheres em 190 países. O resultado não é surpresa: a desigualdade de gênero ainda é presente no sistema legal e jurídico de 178 países. Quer saber mais sobre o tema? Aperte o play e ouça conosco!

Read More

Tecnologia, vigilância e tecnoautoritarismo

Conversamos com o Alcides Peron (UFS/FECAP) sobre o papel da tecnologia nos debates sobre segurança doméstica e internacional. São muitas as conexões entre interesses políticos por trás do desenvolvimento de tecnologias de vigilância, das diferentes formas com que são aplicadas e do fortalecimento de opressões estruturais. Aperte o play e conheça mais sobre esse debate!

Read More

Bolsonarismo e a aliança antigênero

Hoje os papéis se inverteram: a Débora Prado veio como uma das nossas entrevistadas, junto da Lara Selis (UFU), para contar um pouco sobre o novo trabalho das duas sobre uma aliança global antigênero e o papel do Brasil e sua política externa nesse setor. Entenda mais sobre a atuação reacionária do governo brasileiro na agenda de gênero e porque ela se insere como um componente central da formulação de política externa – e não apenas como “cortina de fumaça”.

Read More

O Brasil e ordem nuclear global

Convidamos o Carlo Patti (UFG) para compartilhar conosco um pouco da sua pesquisa sobre a história da inserção brasileira na ordem global nuclear. Entenda detalhes sobre a política externa do Brasil em relação aos programas e regimes nucleares desde o pós-Segunda Guerra e qual é o posicionamento atual do país sobre esse tema. Além disso, o Carlo também trouxe um pouco do histórico da Ucrânia em relação às armas nucleares que nos ajudam a entender o conflito em curso na região.

Read More

Crueldade e Populismo

É possível falar em crueldade numa análise política? Nessa semana, a Deborah Leal Farias (University of New South Wales – Sydney) veio nos explicar não apenas porque a noção de crueldade cabe perfeitamente na hora de analisar práticas e sujeitos políticos, mas também como ela se fez presente no governo de Bolsonaro ao longo da gestão da crise provocada pela pandemia de Covid-19.

Read More

Moeda, Estado e Poder

Nos últimos anos, as altas do dólar e a desvalorização da nossa moeda voltaram a assombrar o orçamento dos brasileiros de uma forma bastante direta. Essa é só a ponta do iceberg que é o sistema monetário financeiro internacional, e nessa semana a Aline Martins (UFG) veio pra nos ajudar a entender melhor como essa estrutura foi formada, sua relação com o poder e o papel das moedas digitais.

Read More