Episode Archives

MTST e moradia, com Claudia Garcez

Conversamos sobre o direito à moradia com Claudia Garcez (MTST), coordenadora estadual do MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, além de coordenadora da Casa Tereza de Benguela e do Coletivo Mulheres em Movimento, coletivo de mulheres do MTST. A Claudia explicou para a gente como funcionam as ocupações do MTST, onde elas ocorrem, e como o movimento promove a conscientização política da população na luta pelo direito à moradia e contra a especulação imobiliária. A Claudia ainda trouxe relatos sobre sua entrada no movimento, como as mulheres do MTST conquistaram a Casa Tereza de Benguela e o significado dessa luta.

Read More

Crise no Peru

Conversamos com o Raul Nunes (IESP-UERJ, NETSAL) e com o Leandro Wolpert dos Santos (IESP-UERJ, OPSA) sobre a crise política no Peru.

Read More

Mandatos coletivos e Bancada Feminista

A menos de uma semana das eleições municipais, resolvemos conversar com a Paula Nunes, que compõe o mandato coletivo da Bancada Feminista (PSOL) para Câmara Municipal de São Paulo. Além de entender melhor o que é, como se constrói e qual a importância das candidaturas coletivas na política institucional, falamos sobre a necessidade de uma agenda progressista, feminista e em diálogo com movimentos sociais no poder Legislativo.

Read More

Eleições nos EUA… E agora?

Neste episódio especial, Débora Prado, Carol Pavese, Geraldo Zahran e Filipe Mendonça conversam sobre as perspectivas de um provável governo de Joe Biden num país dividido e o futuro do trumpismo. Aperte o play.

Read More

Nagorno-Karabakh, sabe onde fica?

Depois do sucesso do Chute 109, finalmente arrumamos uma desculpa pra mais uma conversa com o Heitor Loureiro (FMU) aqui no Chutando a Escada! Dessa vez, a conversa foi para esmiuçar o conflito em curso entre Armênia e Azerbaijão no território de Nagorno-Karabakh, que se agrava mais a cada dia. Entenda as raízes históricas dessa guerra, o seu significado para os povos envolvidos e a sua importância na geopolítica da região.

Read More

SUS, pandemia e reforma administrativa

Recebemos a professora e pesquisadora Gabriela Spanghero Lotta (FGV) para um papo sobre os impactos da pandemia no SUS e nos profissionais da linha de frente dos serviços públicos. Qual é a importância do SUS? A reforma administrativa é a solução para o orçamento da saúde? O Estado brasileiro é muito grande? Aperte o play e descubra.

Read More

O preço do arroz e o agronegócio

Nessa semana, chamamos o Thiago Lima para mais uma conversa aqui no Chutando a Escada. E, afinal, o papo não poderia ser outro: o que está por trás da alta dos alimentos? Contextualizando o desmonte de estruturas de segurança alimentar mínimas, o episódio mergulha nos fatores que contribuem cada vez mais para o adensamento desses processos. E o resultado disso é um dos problemas mais conhecidos e mais invisibilizados, tanto nacional quanto globalmente: a fome.

Read More

Cristofobia e Cristifascismo

Num papo com o pastor e teólogo Ariovaldo Ramos, um dos fundadores da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, é traçado um panorama sobre a consolidação e a atuação das igrejas evangélicas no Brasil.

Read More

Ditadura, Itamaraty e Direitos Humanos

Conversamos com o João Henrique Ribeiro Roriz (UFG) e com o Matheus de Carvalho Hernandez (UFGD) sobre direitos humanos e política externa brasileira.

Read More

Violência doméstica e pandemia

Conversamos com Bruna Cristina Jaquetto Pereira (UnB) sobre a violência contra as mulheres na quarentena a partir de uma abordagem interseccional.

Read More