Episode Archives

Leon e Nilce falam da batalha das redes

Conversamos com Leon Martins e Nilce Moretto, dos canais Coisa de Nerd e Cadê a Chave, dois dos maiores criadores de conteúdo do Brasil. Falamos sobre suas trajetórias até chegar ao YouTube, sobre a criação dos canais e o funcionamento do algoritmo da plataforma, e discutimos principalmente questões sobre o posicionamento político dos criadores de conteúdo na conjuntura atual. Qual o espaço do campo progressista nas redes? Quais as estratégias para ocupá-lo? Assine o canal, dê like no vídeo e venha aprender com a gente.

Read More

Ayo, futuro e alegria, com Morena Mariah

Conversamos com a pesquisadora e criadora de conteúdo Morena Mariah, que veio explicar pra gente o que é afrofuturismo e falar do seu projeto e novo podcast, o Afrofuturo.

Read More

Mulheres e Democracia, com Flávia Biroli

Conversamos com a professora e pesquisadora Flávia Biroli (UnB) sobre democracia e representação política das mulheres no Brasil. Aperte o play e chute esta escada com a gente!

Read More

Já houve golpe? Com Celso Rocha de Barros

“Não é mais uma opinião de se, mas de quando isso vai ocorrer”, disse Eduardo Bolsonaro em uma de suas lives. Neste contexto, recebemos o sociólogo Celso Rocha de Barros (@npto) que fala sobre os impulsos golpistas do bolsonarismo e os impasses da resistência democrática brasileira.

Read More

História Preta, com Thiago André

O História Preta é um podcast documental que tem por objetivo manter viva a memoria histórica da população negra no Brasil e no Mundo. Ouça da boca do Thiago André porque isso continua tão importante agora como no passado.

Read More

Feminismo na Casa da Mãe Joanna

Conversamos com Joanna Burigo (London School of Economics, Casa da Mãe Joanna, Emancipa Mulher) sobre feminismo, antirracismo, ativismo e os desafios das mulheres brasileiras com o avanço da extrema direita. Aperte o play e chute a escada do patriarcado conosco!

Read More

Trabalhadoras domésticas

Jorgetânia Ferreira (UFU) fala com a gente sobre trabalhadoras domésticas. Alvos de piada de Paulo Guedes (domésticas indo pra Disney), ou forçadas a voltar ao trabalho em meio a pandemia pelo prefeito de Belém (Zenaldo Coutinho, PSDB), entenda de uma vez por todas que trabalho doméstico tem a ver com desigualdade: quanto maior a desigualdade, maior a possiblidade de terceirizar o trabalho doméstico. Aperte o play e aprenda que quem não é doméstica também pode acertar o papel higiênico dentro da lixeira, lavar seus próprios pratos e cuecas!

Read More

Os dados do COVID-19

Que tal convidarem o Igor Alcântara (Intervalo de Confiança) para nos ajudar a encontrar um número confiável nesse mar de incertezas?

Read More

A Renda Básica que queremos

Recebemos a professora e ativista Tatiana Roque (Rede Brasileira da Renda Básica) para uma conversa sobre a renda básica universal. Afinal, quais são os seus benefícios? Deve funcionar só durante a pandemia? Aperte o play e mergulhe nesta agenda com a gente!

Read More

Genocídio indígena e COVID-19

Os rumos da questão indígena no Brasil se tornaram ainda mais críticos com a pandemia de COVID-19. Para entender a situação em São Gabriel da Cachoeira, município mais indígena do Brasil, conversamos com Juliana Radler (ISA). Ela conta pra gente a situação das mais de 700 comunidades da região, e ainda fala de como foi ficar presa em Manaus por 40 dias no início da crise.

Read More