Enquanto a COP30 acontece no Brasil e o mundo discute metas climáticas, mecanismos de governança e negociações internacionais, a conversa aqui segue por um caminho menos explorado: o impacto subjetivo, emocional e existencial da crise ecológica. Neste episódio, Filipe Mendonça conversa com Gustavo Lagares, internacionalista formado pela UFU e doutor pela PUC Minas, sobre ecologia política, ecopsicologia e o mal-estar que marca a vida no Antropoceno.

O episódio percorre conceitos como Holoceno, Antropoceno, capitaloceno, ansiedade climática, luto ecológico, luto geológico e geofilia, sempre buscando conectar crítica política, experiência vivida e vínculos com a Terra. Gustavo explica como a estabilidade geológica que moldou as sociedades humanas chegou ao fim, analisa o papel do capitalismo e da extrema direita na negação da crise e discute por que emoções como medo, culpa e angústia revelam muito mais do que simples “ecoansiedade”. Ao final, propõe caminhos de cuidado, simbolização e reconstrução afetiva com o mundo mais-que-humano. Aperte o play!

Quer apoiar o Chutando a Escada? Acesse
chutandoaescada.com.br/apoio
Comentários, críticas, sugestões? Escreva pra gente em
[email protected]
Participaram deste episódio: Filipe Mendonça e Gustavo Lagares
Receba novidades do Chutando a Escada no WhatsApp
Capa do episódio: iberdrola
Inserção musical: Nunca Callar, de Lucio Feuillet 
Escute também no Spotify, no YouTube ou Apple Podcasts.

Livros citados no episódio

CHAKRABARTY, Dipesh; RENZO, Artur. O global e o planetário: a história na era da crise climática. São Paulo, SP: Ubu Editora, 2024.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. [S.l.]: Editora Companhia das letras, 2019.
LATOUR, Bruno. Onde aterrar?: como se orientar politicamente no antropoceno. [S.l.]: Bazar do Tempo Produções e Empreendimentos Culturais LTDA, 2020.
ROSZAK, Theodore. The voice of the earth: An exploration of ecopsychology. [S.l.]: Red Wheel/Weiser, 2001.
STENGERS, Isabelle. No tempo das catástrofes: resistir à barbárie que se aproxima. São Paulo: Cosac Naify, v. 203, 2015.

Capítulos

00:00 — Abertura + recados e agradecimentos
04:00 — Trajetória do convidado e a passagem da RI para a ecopsicologia
10:00 — Holoceno, Antropoceno e o debate sobre datas e causas
17:00 — Capitaloceno, plantation e a crítica à modernidade
23:00 — Elites, limites planetários e o mal-estar no Antropoceno
30:00 — Ansiedade climática, luto ecológico e luto geológico
38:00 — Como simbolizar a perda e repensar o vínculo com a Terra
46:00 — Geofilia e caminhos para relações regenerativas
50:00 — Ecoterapia, comunidade e novas formas de habitar a Terra
54:00 — Encerramento e agradecimentos

Este episódio é dedicado aos apoiadores e apoiadoras Alessandra Ramos de Souza, Heitor de Sá Alencar e Moraes, Tiago Chiavegatti, Lucas Leite e Marina Beirão. O apoio constante de vocês mantém o Chutando a Escada vivo e permite que conversas como esta continuem chegando a mais pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *