O professor Acácio Augusto (Unifesp) fala do livro “Antifa – o Manual Antifascista” de Mark Bray. Ouça com a gente e entenda porque calar a boca de um fascista é o maior ato de defesa da liberdade que você pode fazer hoje!
Para apoiar o Chutando a Escada, acesse chutandoaescada.com.br/apoio
Comentários, críticas, sugestões, indicações ou dúvidas existenciais, escreva pra gente em [email protected]
Participaram deste episódio:
Filipe Mendonça – twitter.com/filipeamendonca
Geraldo Zahran – twitter.com/gnz20
Acácio Augusto – twitter.com/acacio1871
Ouça também:
Chute 074 – Lições sobre fascismo e antifascismo, com Gianni Fresu
O livro do Mark:
Mark Bray (2019) Antifa – o Manual Antifascista – https://amzn.to/34waZab
Trilha sonora:
-Juventude Maldita, Para as barricadas
-Sang Mele, The dance of the Rebels
-Sin Dios, Alerta antifascista
-Zudizilla, Erro
-Dead Kennedys, Nazi Punks Fuck Off
-Εξταση Τεαμ, Ανταρσια
Capa do episódio:
Olá boa noite.
Como eu faço para fazer o download do episódio?
Oi Marcos,
É só clicar no ícone no final do player, do lado direito.
Boa noite, tudo bem? Episódio sensacional, muito obrigado. Eu só não consegui entender o nome do historiador francês que o Acacio citou. Poderia me passar por favor? Obrigado.
Putz, ele citou tanta gente! Você lembra em que minuto?
Francês eu lembro do Daniel Guérin. É esse?
Esse mesmo. Muito obrigado.
Curioso. Muitos dos métodos considerados fascistas pelo convidado são também adotados pela esquerda “progressista”. Digo, como exemplo, a história de ligar para o trabalho de um opositor para buscar a demissão do sujeito. A esquerda faz isso com MUITO mais frequência. Essas pessoas que fazem isso, mesmo sendo de esquerda, são fascistas ou a regra para eles é diferente?
Ih, Rodrigo! Tá parecendo o presidente dizendo que tem ONG botando fogo na Amazônia… Que o esquerda faz isso aí? Diz aí o nome de organizações progressistas que fazem isso “com MUITO mais frequência”.
Boataria aqui não.
E a esquerda vai ligar pra empregador e falar o que? Olha, o seu empregado e a favor das elites e do grande capital?
Agora se for pra ligar pra polícia e denunciar racismo, homofobia, assédio, violência contra mulheres e/ou minorias, aí não é fascismo não. É denúncia de crime mesmo.
No hipotético caso que você nem citou qual é, de supostos grupos de esquerda usarem táticas fascistas, linchamento virtual, insinuações, etc, aí é prática de violência sim, não compactuamos com isso de lado nenhum. Fica aí nos próximos episódios que vamos deixar isso bem claro.
Gostei muito.
realmente em alguns aspectos esta nova extrema direita difere muito da da década de 30 em outros é similar. Para a extrema direita é imprescindível participar de eleições e fundar partidos políticos para participar a oposição que eles dizem ter ao sistema é apenas retórica. vídeo partido criado na Alemanha um partido elitista que não tem nenhuma plataforma senão anti imigração e o racismo.
Boa tarde. Já escutei vários episódios do podcast mas nunca escrevi. Quero apenas dar os parabéns pelo ótimo trabalho. Junto com o Xadrez Verbal, este podcast é o meu favorito sobre política internacional. Grande abraço.
Valeu, Celso!
Obrigado pelo apoio!