Recebemos Ana Livia Esteves, da HSE University, que apresenta um histórico da política externa russa e da Guerra na Ucrânia, que completou um ano, abordando as expectativas e frustrações da Rússia em relação ao Ocidente após a queda da União Soviética.

Para apoiar o Chutando a Escada, acesse chutandoaescada.com.br/apoio

Comentários, críticas, sugestões, indicações ou dúvidas existenciais, escreva pra gente em [email protected]

Os textos da Ana textos citados no episódio estão disponíveis aqui.

Participaram desse podcast:
Ana Livia Esteves
Filipe Mendonça (@filipeamendonca) / Twitter

Trilha sonora:
GoodBye America – Гудбай Америка
IC3PEAK – Смерти Больше Нет

4 comments on “Putin e o Ocidente: da animosidade às vias de fato
  1. Guilherme França Reis disse:

    Meu nome é Guilherme Reis, são nascido no brasil com cidadania russa, morei quase metade da minha vida de 62 anos na Rússia em Moscou gostei muito da entrevista acredito que faltou falar um pouco sobre o início da união soviética quando houve a junção das repúblicas, por que nas 1ªs Falas do Putin no início da invasão se falou muito sobre isso, como também sobre o período do Yeltsin tomando o poder da URSS. Acredito também que poderia ser mais enfática sobre o papel da OTAN nesta invasão.

  2. Parabéns – não me ocorre outra palavra – pela aula e o consequente esclarecimento sobre o cenário que estamos vivendo. Era minha impressão a situação de acuamento e isolamento ao qual Putin conduziu o povo russo. Houve inclusive um momento em que senti medo de uma reação emocional de alguém acuado em busca de algo que gerasse orgulho. Lembrei do aproveitamento da baixa autoestima do povo alemão nos anos 1930. Acho que não me enganei. A análise de Ana Lívia Esteves mostra, de certa forma, essa sombra. Gostaria de dizer que cheguei aqui através da indicação da tia da Ana.

  3. Leusa Araujo disse:

    Excelente essa iniciativa de ouvir pesquisadores brasileiros na Rússia, rompendo o viés “guerra fria” que contaminou toda a inteligência quando o assunto é Rússia.

  4. Eustaquio Moreira disse:

    Parabéns pelo canal sério e atraente. Muito esclarecedora a reconstituição analítica da escalada dessa guerra nas fases de desejo, ilusão, decepção e Putin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *